Fatec, Secretaria de Saúde de Ivaiporã e UEM formalizam ao MEC solicitação de Residências Médicas

Após consolidar cursos como Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária, e ver o curso de Medicina avançar para a 3ª turma com estrutura moderna e avaliação máxima no MEC, a Fatec Ivaiporã (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) e a Secretaria Municipal de Saúde deram um passo decisivo rumo à implantação da 1ª Residência em Saúde do Vale do Ivaí, após a visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC).

A proposta conta com a parceria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e inclui 2 programas: Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, ambos estruturados com foco na qualificação dos serviços públicos e na formação de profissionais dentro do padrão considerado “ouro” para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os avaliadores foram recebidos na Fatec – além de visitarem Unidades Básicas de Básica (UBS), hospitais e serviços que compõem a rede municipal. O coordenador adjunto do curso de Medicina da Fatec, João Felipe Marques, comentou a boa impressão deixada pela organização da estrutura pública. “A visita técnica evidenciou um serviço público com fluxo organizado e profissionais capacitados. A rede de saúde de Ivaiporã está bem estruturada, com serviços funcionando, equipes qualificadas e um projeto pedagógico consistente – o que mostra que a Residência Médica tem condições de se desenvolver em Ivaiporã”, afirmou João Felipe Marques.

Segundo o coordenador adjunto, o relatório da Residência Multiprofissional será concluído, em breve, podendo permitir o início da seleção dos primeiros residentes no 1º semestre de 2026, por meio do Enare (Exame Nacional de Residência).

Proadi-SUS – O professor Bruno Maschio Neto, que é coordenador do curso de Medicina da Fatec Ivaiporã, participa da Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde, oferecida pelo Hospital Sírio-Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A formação reúne também representantes da Secretaria Municipal de Saúde – Fabiane Cobianchi, Janaína Barbosa e Rodrigo Abreu – que integram o grupo responsável por organizar e fortalecer as Residências e Multiprofissional e Médica no Vale do Ivaí.

O Proadi-SUS trabalha o desenvolvimento de competências voltadas ao planejamento, à organização e à condução das Residências em Saúde. A proposta contribui diretamente para qualificar os serviços oferecidos à população e ampliar as oportunidades de formação especializada no interior do Paraná.

Bruno Maschio Neto explicou que o envolvimento do município no programa do Sírio-Libanês possibilita aprimorar a formação em saúde. “Quando a gestão das Residências Multiprofissional e Médica é bem estruturada, o impacto aparece na prática, no atendimento diário das equipes e na experiência das pessoas que dependem do SUS”, declarou o coordenador.

Vagas – A Residência Multiprofissional prevê 10 vagas por ano, somando 20 residentes simultaneamente, após o 2º ano, distribuídos entre profissionais de diferentes áreas, enquanto a Residência Médica oferece 2 vagas anuais, totalizando 4 médicos em formação contínua.

“O curso de Medicina avança para 3ª turma e estamos diante de um passo igualmente importante. Ou seja, a possibilidade de formar residentes em Ivaiporã. Isso consolida anos de trabalho para fortalecer a área da saúde da Fatec e reconhece a qualidade do serviço público de Ivaiporã. Portanto, a Residência Médica qualifica o atendimento e transforma a prática cotidiana das equipes”, defendeu Fábio Costa.