
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do senhor Jorge Aparecido Lopes, ocorrido na madrugada deste domingo, dia 14 de junho de 2026, em Apucarana, aos 73 anos de idade.
Pessoa bastante conhecida e estimada por familiares e amigos, Jorge deixa um legado de trabalho, amizade e convivência junto à comunidade de Borrazópolis, onde construiu sua história e seus laços familiares.
Segundo a Funerária Nossa Senhora de Lourdes, o velório está sendo realizado na Capela Mortuária de Borrazópolis. Às 16 horas haverá a celebração de corpo presente e, na sequência, ocorrerá o sepultamento no Cemitério Municipal de Borrazópolis.
Aos familiares e amigos, expressamos nossas mais sinceras condolências, desejando força e conforto neste momento de dor e despedida. Que Deus conceda o descanso eterno ao senhor Jorge Aparecido Lopes.

Um grave acidente registrado na noite de sexta-feira, 13 de junho de 2026, na PR-456, entre Pitanga e Santa Maria do Oeste, resultou na morte de uma criança de 10 anos e deixou outras pessoas feridas.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o acidente ocorreu por volta das 19h20, no km 18,7 da rodovia. Um Hyundai Azera, com placas de Palmital, seguia pela rodovia quando atingiu dois cavalos que transitavam pela pista no mesmo sentido.
O veículo era conduzido por um homem de 46 anos, que sofreu ferimentos leves. Uma passageira de 33 anos teve ferimentos moderados. Já um menino de 10 anos, que também estava no automóvel, sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Santa Maria do Oeste, mas não resistiu e faleceu após dar entrada na unidade.
O homem de 33 anos responsável pelos animais também ficou ferido e foi socorrido com ferimentos moderados. Com o impacto, os dois cavalos morreram no local. O veículo sofreu danos consideráveis. Equipes de socorro prestaram atendimento às vítimas, enquanto a Polícia Rodoviária Estadual realizou os levantamentos da ocorrência.
A Polícia Científica de Guarapuava foi acionada para os trabalhos periciais. Após os procedimentos, o veículo foi liberado a um responsável, por não possuir pendências administrativas. A retirada dos animais mortos ficou sob responsabilidade de familiares. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.





Uma ocorrência de grandes proporções foi registrada na madrugada deste domingo, 14 de junho de 2026, no Jardim Paulino Fedrigo, em Arapongas. Por volta das 2h30, equipes policiais foram acionadas para atender um acidente envolvendo uma carreta bitrem na Rua Papagaio Verdadeiro.
Segundo informações da Polícia Militar, o motorista relatou que havia estacionado a carreta em via pública. Pouco tempo depois, o veículo teria se movimentado sozinho em uma rua com declive, ficando desgovernado e atingindo diversos veículos que estavam estacionados.
Além dos automóveis, a carreta também derrubou postes da rede elétrica e provocou danos em várias residências da região. Devido à grande quantidade de fios energizados espalhados pelo local, os policiais não conseguiram se aproximar dos veículos e imóveis atingidos para uma avaliação mais detalhada dos prejuízos.
A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal e da Copel, que trabalharam para garantir a segurança da área e iniciar os procedimentos necessários.
O motorista da carreta prestou esclarecimentos sobre o ocorrido. Já os demais envolvidos, em razão do nervosismo e da falta de iluminação adequada no local, foram orientados a comparecer posteriormente ao setor de trânsito para complementar os registros da ocorrência.
Apesar dos expressivos danos materiais, o boletim policial não informa registro de feridos. As circunstâncias do acidente serão apuradas.

Um grave acidente de trânsito registrado na madrugada deste domingo, 14 de junho de 2026, resultou na morte de duas pessoas e deixou outras feridas na PR-538, na altura do km 36, no Distrito de Guaravera, em Londrina. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o acidente ocorreu por volta das 2 horas da manhã e envolveu um VW Apollo GL e um Honda Civic LXS. As circunstâncias exatas da colisão ainda serão apuradas, sendo que o tipo de sinistro não pôde ser identificado no local.
No VW Apollo estavam quatro ocupantes. O condutor, identificado pelas iniciais L.H.R.S., de 24 anos, que não possuía habilitação, morreu no local. Uma passageira de 18 anos, identificada pelas iniciais S.F.P., também entrou em óbito ainda na rodovia. Outros dois ocupantes do veículo, um homem e uma mulher não identificados, ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento médico.
O Honda Civic era conduzido por M.R.N.J., de 33 anos, habilitado na categoria D. Ele sofreu ferimentos e foi levado por populares para uma unidade hospitalar antes da chegada da equipe policial, motivo pelo qual não foi possível colher seu depoimento nem realizar o teste do etilômetro.
O acidente provocou danos materiais em ambos os veículos. O VW Apollo foi recolhido ao pátio do DER devido a pendências administrativas, enquanto o Honda Civic foi liberado para familiares.
Atenderam a ocorrência equipes da Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Polícia Científica, Instituto Médico-Legal (IML), Corpo de Bombeiros e SIATE. As causas do acidente serão investigadas.


A Polícia Militar atendeu ocorrências relacionadas à violência doméstica em São João do Ivaí e Lunardelli entre a noite de sábado (13) e a madrugada deste domingo (14).
Em São João do Ivaí, por volta das 21h20, a equipe foi acionada para verificar uma possível situação de descumprimento de medida protetiva na Rua Apucarana. Conforme informações recebidas pela polícia, o suspeito, ex-companheiro da vítima e conhecido no meio policial por envolvimento em diversas ocorrências, teria comparecido em frente à residência dela e passado a proferir xingamentos. Testemunhas confirmaram a situação e relataram que o homem aparentava estar embriagado. Os policiais realizaram buscas pela região, mas ele não foi localizado. A vítima recebeu orientações e o boletim de ocorrência foi confeccionado.
Já em Lunardelli, por volta das 4h30 da madrugada deste domingo, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica envolvendo uma mulher que havia procurado atendimento no Hospital Municipal. No local, a vítima relatou que estava convivendo há cerca de uma semana com o companheiro, que recentemente havia deixado o sistema prisional. Segundo ela, após ingerir bebida alcoólica, o homem chegou à residência alterado, passou a ofendê-la com palavras de baixo calão, quebrou objetos da casa e a agrediu com chutes e tapas. Após as agressões, a mulher procurou atendimento médico e acionou a polícia. Os policiais foram até a residência informada, mas encontraram o imóvel aberto e sem ninguém no local. A vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis e a equipe seguiu em diligências na tentativa de localizar o suspeito.

Na madrugada deste domingo, 14 de junho de 2026, por volta da meia-noite e vinte minutos, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de furto em um estabelecimento comercial de Faxinal, na Rua Santos Dumont.
No local, a vítima relatou que acompanhava a transmissão do jogo da Seleção Brasileira quando se ausentou por alguns instantes para ir ao banheiro. Ao retornar, percebeu que seu aparelho celular, um iPhone 11 de cor branca, havia desaparecido.
Segundo a mulher, ela não conseguiu identificar o momento exato do furto e também não possui suspeitos sobre quem possa ter levado o aparelho. A equipe policial registrou a ocorrência e orientou a vítima sobre as providências cabíveis.
O caso deverá ser investigado para tentar identificar o autor e recuperar o celular furtado.


Diversas ocorrências foram registradas pela Polícia Militar em Ivaiporã entre o sábado, dia 13 de junho, e a madrugada deste domingo, dia 14 de junho, envolvendo acidentes de trânsito, violência doméstica, infrações e conflitos familiares.
Por volta das 15 horas de sábado, a equipe foi acionada para prestar apoio em um acidente na Rua José Fuzer, na área central da cidade. A colisão envolveu uma caminhonete VW Amarok e uma motocicleta Honda Biz. No local, o motociclista foi encontrado caído ao solo, consciente e imobilizado, sendo socorrido pelo SAMU e encaminhado à UPA. O motorista da Amarok apresentava um ferimento na mão e também foi levado à unidade de saúde pelos Bombeiros. Segundo a PM, ele recusou realizar o teste do etilômetro, afirmando ter ingerido uma lata de cerveja. Os veículos estavam com a documentação regular e foram liberados para familiares devidamente habilitados.
Cerca de uma hora depois, por volta das 16 horas, outra ocorrência de trânsito foi registrada na Avenida Maranhão. Um motorista perdeu o controle de um GM Astra e colidiu contra o meio-fio. Quando os policiais chegaram, ele tentava trocar um pneu furado em plena via pública. O condutor recusou o teste do etilômetro e foi liberado no local. Entretanto, o veículo foi recolhido ao pátio da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar porque estava com o licenciamento vencido desde 2023 e o responsável não conseguiu regularizar a situação naquele momento.
Também no sábado, por volta das 16 horas, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de violência doméstica na Rua Professor Milton Pirolo. A denúncia partiu da filha da vítima, que informou que a mãe estava sendo ameaçada e insultada pelo companheiro. No local, os policiais encontraram o suspeito com sinais de embriaguez. Em conversa reservada, a mulher relatou que o convivente havia chegado em casa alcoolizado, iniciado uma discussão, proferido ofensas e ameaças, dizendo que iria agredi-la. Ela afirmou ainda que situações semelhantes já haviam ocorrido anteriormente e que temia pela própria segurança. Diante dos relatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com a vítima, para os procedimentos legais e posterior apresentação à autoridade policial.
Já durante a noite, por volta das 23 horas, uma motociclista foi abordada na Avenida Minas Gerais após ser flagrada acelerando excessivamente uma Honda CG 160 Titan, prática popularmente conhecida como “cortar giro”. Ao ser identificada, os policiais constataram que ela não possuía Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, a motocicleta apresentava irregularidades, como placa danificada e ausência do filtro de ar. A condutora também recusou o teste do etilômetro. Diante das infrações constatadas, a motocicleta foi recolhida ao pátio da 6ª CIPM e os ocupantes liberados após os procedimentos administrativos.
Na madrugada deste domingo, dia 14 de junho, por volta da 1h40, a equipe foi acionada para atender uma situação de desentendimento familiar no Bosque da Saúde. Segundo a ocorrência, uma adolescente relatava problemas de convivência com a mãe. No local, os policiais conversaram separadamente com a mulher e as duas filhas, de 17 e 15 anos. As jovens disseram que as discussões vêm ocorrendo há meses e que o desentendimento mais recente envolveu uma viagem da adolescente de 15 anos para Jardim Alegre. Como forma de evitar novos conflitos, as duas optaram por passar a noite na casa de uma prima, residente na mesma rua, com a concordância da mãe. A equipe orientou os envolvidos e acompanhou as adolescentes até o local, encerrando a ocorrência sem necessidade de outras medidas.

Faleceu na madrugada deste domingo, 14 de junho de 2026, por volta da meia-noite e dez minutos, o senhor Casturino Ferreira Machado, aos 87 anos. Segundo informações da família, a causa da morte foi uma doença arterial.
Morador antigo da comunidade rural Vista Alegre, no município de Ortigueira, Casturino era uma pessoa muito querida e respeitada por familiares, amigos e vizinhos. Pioneiro do município, construiu sua trajetória marcada pelo trabalho, simplicidade, honestidade e dedicação à família.
Conforme relatou a filha, Gisele, ele viveu praticamente toda a sua vida na Vista Alegre, onde constituiu sua família ao lado da esposa, com quem foi casado por 52 anos. Sua partida deixa grande comoção entre os moradores da região, que o conheciam pelo seu jeito de ser e pelos valores que transmitiu ao longo da vida.
Ficou definido o velório na comunidade Vista Alegre, em Ortigueira, assim como o seu sepultamento. Aos familiares e amigos, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos e votos de conforto neste momento de dor e despedida.

Duas ocorrências de trânsito e infrações foram registradas pela Polícia Militar em Rio Branco do Ivaí entre o sábado (13) e a madrugada deste domingo (14). No sábado, dia 13 de junho, por volta das 11h42, a equipe policial recebeu informações de que um veículo havia se envolvido em um acidente na saída da cidade e que o condutor apresentava sinais de embriaguez. No local, o motorista de uma Ford Ecosport relatou que vinha de Campina Grande do Sul com destino a Rosário do Ivaí, quando perdeu o controle da direção e acabou caindo em uma valeta. Questionado pelos policiais, ele afirmou ter ingerido uma cerveja por volta das 5 horas da manhã, antes de iniciar a viagem, mas recusou-se a realizar o teste do etilômetro. Diante da situação, como não havia outro condutor habilitado para assumir o veículo, a Ecosport foi removida ao pátio do Destacamento da Polícia Militar de Rio Branco do Ivaí. Foram confeccionados os autos de infração e demais documentos cabíveis, sendo o motorista orientado e posteriormente liberado.
Já na madrugada deste domingo, 14 de junho, por volta da 1h03, durante patrulhamento pela Rua Rio Branco, os policiais visualizaram uma motocicleta Honda CG 125 Fan KS e deram voz de abordagem ao condutor. Segundo a PM, a ordem foi desobedecida e o motociclista abandonou a moto, tentando fugir a pé. Após um breve acompanhamento, ele foi localizado e abordado. Na busca pessoal e na vistoria do veículo nada de ilícito foi encontrado. Em consulta aos sistemas, os policiais constataram que o homem não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) compatível para conduzir o veículo. O abordado relatou que havia ingerido bebida alcoólica durante a festa junina realizada no município e admitiu que tentou fugir ao perceber a aproximação da viatura, acreditando que conseguiria escapar. Também lhe foi oferecido o teste do etilômetro, mas ele recusou. Diante dos fatos, foi encaminhado ao destacamento para lavratura de Termo Circunstanciado. A motocicleta foi recolhida ao pátio e, após os procedimentos legais, o autor foi liberado.

O sábado, dia 13 de junho de 2026, foi movimentado para as equipes da Polícia Militar de Faxinal, que atenderam diversas ocorrências, entre elas ameaça, lesão corporal, tráfico de drogas e uma briga em estabelecimento comercial.
AMEAÇA – A primeira situação foi registrada pela manhã, na Rua Ana Neri, no centro da cidade. Um morador acionou a PM relatando que havia sido informado por vizinhos de que um homem, envolvido em uma desavença familiar durante a madrugada, teria retornado à residência portando uma faca. Segundo o denunciante, ele e a esposa haviam sido ameaçados anteriormente e, por medo, procuraram abrigo na casa de familiares. A discussão estaria relacionada a um veículo Gol vermelho e a uma motocicleta Bros, envolvendo familiares. A equipe realizou as orientações e registrou a ocorrência.
ATROPELADO – Pouco depois, na Rua Antônio Garcia da Costa, também no centro, a polícia foi informada sobre uma ocorrência de lesão corporal. Conforme relato da vítima, um homem teria jogado propositalmente uma Parati verde contra ele após ser cobrado por um serviço mecânico no valor de R$ 100. O homem sofreu ferimentos nas costas, cabeça e perna, sendo encaminhado ao hospital. A PM realizou buscas, mas o suspeito não foi localizado.
DROGA – Já no período da noite, uma ação policial na Avenida Brasil resultou na prisão de um suspeito por tráfico de drogas. Durante a abordagem, o indivíduo tentou se desfazer de um invólucro contendo substância análoga à maconha. Na revista pessoal foram encontradas porções de cocaína e dinheiro em espécie. Em seguida, na residência do abordado, os policiais localizaram mais drogas, dinheiro e dois aparelhos celulares. Diante da situação, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil juntamente com os materiais apreendidos.
BRIGA – A última ocorrência do dia foi registrada por volta das 23h40, na Rua João Scheller. A equipe foi acionada para atender uma briga envolvendo várias pessoas em um estabelecimento comercial. Quando os policiais chegaram, a confusão já havia terminado, mas encontraram um homem com ferimentos próximos ao olho direito, apresentando inchaço e sangramento. Em aparente estado de embriaguez, ele afirmou não saber quem o agrediu nem o motivo da agressão. Nenhuma testemunha quis se manifestar sobre o ocorrido. Uma ambulância já havia sido acionada para prestar atendimento à vítima.


Um incidente envolvendo a fauna silvestre foi registrado na região de Borrazópolis neste sábado, 13 de junho de 2026. Uma onça-parda (suçuarana) foi encontrada morta às margens da PR-453, no Bairro Lajeadão, próximo ao km 09 da rodovia, quase na divisa com o município de Cruzmaltina.
A situação foi comunicada à reportagem do Blog do Berimbau pelo morador de Borrazópolis, Gerson Barbosa de Lima, conhecido como “Boy”, que passou pelo local e avistou o animal após o atropelamento. Diante da informação, o repórter Ronaldo Senes (Berimbau) esteve no trecho indicado e registrou imagens da onça caída próxima ao acostamento da rodovia.
Ainda não há informações sobre o veículo envolvido no atropelamento nem sobre o horário exato em que o acidente ocorreu. O caso chama a atenção por envolver um dos maiores felinos presentes na fauna paranaense, evidenciando a presença da espécie em áreas rurais da região.
A Onça-parda, também conhecida como suçuarana, não é considerada um animal naturalmente agressivo ao ser humano. Os registros de ataques são extremamente raros. Trata-se de um felino de hábitos discretos, que normalmente evita o contato com pessoas e prefere fugir ao perceber a presença humana.
Especialistas apontam que a aproximação desses animais de propriedades rurais pode ocorrer devido à redução de áreas de habitat, provocada por desmatamentos e queimadas, além da busca por alimento. Animais domésticos de pequeno porte podem acabar atraindo os felinos para determinadas regiões.
Caso encontre uma, as recomendações são: Não corra; não vire as costas para o animal; mantenha contato visual e recue lentamente; procure parecer maior, levantando os braços ou abrindo uma jaqueta; fale em tom firme; e mantenha distância e permita uma rota de fuga para o felino. No vídeo que acompanha esta reportagem, mais detalhes e imagens registradas no local.


Pelo menos três acidentes de trânsito mobilizaram equipes de socorro neste sábado, 13 de junho de 2026, em municípios da região. Em Apucarana, por volta das 16h30, ocorreu uma colisão entre carro e motocicleta no cruzamento da Avenida Minas Gerais com a Rua Firman Neto, na região central da cidade. Segundo as informações preliminares, o impacto provocou danos nos veículos e deixou o motociclista ferido. Equipes de socorro foram acionadas para prestar atendimento à vítima, mas a gravidade dos ferimentos não foi informada.
Já em Mauá da Serra, às 13h00, o Corpo de Bombeiros registrou um acidente do tipo queda de veículo na BR-376, km 289. A ocorrência envolveu uma motocicleta Honda CG 150 Start, de cor preta. As circunstâncias do acidente e o estado de saúde do condutor não foram divulgados até o momento.
Por fim, em Arapongas, um motociclista ficou gravemente ferido após uma colisão com um carro no cruzamento das ruas Rouxinol e Sabiá Vermelho. Equipes do SAMU prestaram atendimento e, diante da gravidade dos ferimentos, foi necessário o apoio da unidade de suporte avançado. A vítima sofreu lesões importantes, incluindo ferimentos na perna e traumatismo craniano moderado, sendo encaminhada ao Honpar 2 para atendimento especializado. As causas do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

O presidente da APAE de Borrazópolis, Gustavo Pinheiro, informou que o sorteio da tradicional rifa beneficente da entidade, que teria como referência a extração da Loteria Federal deste sábado, dia 13 de junho de 2026, foi adiado para domingo, dia 14 de junho. A alteração ocorreu porque a Caixa Econômica Federal transferiu o sorteio da Loteria Federal para as 11 horas da manhã de domingo, em razão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Com isso, a definição do ganhador do Renault Kwid 0 km, prêmio principal da campanha da APAE, também acontecerá no domingo, seguindo a centena do primeiro prêmio da Loteria Federal. Assim que a apuração for concluída, a entidade divulgará oficialmente o nome do contemplado.
A campanha mobilizou a comunidade de Borrazópolis e região, com bilhetes comercializados a R$ 250,00 cada. Os recursos arrecadados serão destinados à manutenção das atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que presta atendimento a alunos e famílias do município.
Gustavo Pinheiro destacou que, independentemente de quem seja o ganhador do veículo, todos que adquiriram um número já contribuíram para uma causa nobre. “O felizardo será quem levar o carro, mas vencedores também são todos aqueles que colaboraram com a APAE, ajudando a manter os atendimentos e projetos desenvolvidos pela instituição”, ressaltou a diretoria.
A expectativa agora é para o sorteio deste domingo, quando a comunidade conhecerá o novo proprietário do Renault Kwid e, ao mesmo tempo, celebrará mais uma importante ação de solidariedade em favor da APAE de Borrazópolis.

FAXINAL – Faleceu neste sábado, dia 13 de junho de 2026, aos 49 anos, Marina Machado de Oliveira, esposa do senhor Manoel do Ferri. Segundo informações da Funerária Aliança Unipax, o velório está previsto para iniciar às 17h00, na Capela Municipal dos Padres, em Faxinal. O sepultamento ocorrerá neste domingo, dia 14 de junho, às 10h00, no Cemitério Municipal de Faxinal. Aos familiares e amigos, expressamos nossos sentimentos de pesar e solidariedade neste momento de dor e despedida.
SÃO PEDRO DO IVAÍ – Faleceu nesta sexta-feira, dia 12 de junho de 2026, aos 88 anos, Maria Aparecida de Mello. O velório teve início na Capela Municipal de São Pedro do Ivaí durante a madrugada deste sábado. O sepultamento foi marcado para este sábado, dia 13 de junho, às 13h00, no Cemitério Municipal de São Pedro do Ivaí. Familiares e amigos prestam as últimas homenagens e se despedem com tristeza e saudade.

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do senhor Estevam Mondeck, aos 66 anos, ocorrido às 22h40 desta sexta-feira, dia 12 de junho de 2026.
Morador por muitos anos da localidade dos Três Ranchinhos e, há cerca de dois anos, residente no distrito de Jacutinga, em Ivaiporã, senhor Estevam era uma pessoa muito conhecida e estimada por familiares, amigos e pela comunidade.
Ele deixa familiares e amigos enlutados, entre eles o filho Rodrigo e o genro Dudu Ravar, além de demais parentes que lamentam profundamente sua partida.
A família convida parentes e amigos para acompanharem o sepultamento que sairá da Capela Mortuária Osvaldo Campos de Almeida, em Jacutinga, neste domingo, com destino ao cemitério do distrito.
Aos familiares e amigos, expressamos nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade neste momento de dor e despedida.

A escritora Amanda Mariano, atualmente residente em Kaloré, conforme prometido recentemente em matéria no Blog do Berimbau, acaba de lançar oficialmente seu segundo livro. Intitulada “Versos de Desencanto”, a obra foi disponibilizada nesta sexta-feira, 12 de junho de 2026, na plataforma Amazon, em formato digital para Kindle.
Após a publicação de “Os Presentes da Noite”, seu primeiro livro, Amanda retorna ao universo literário com uma coletânea de poemas que mergulha nos sentimentos intensos da adolescência, especialmente os amores platônicos, as paixões silenciosas e as emoções que marcam essa fase da vida.
Segundo a autora, a proposta da obra é dialogar tanto com adolescentes que vivem essas experiências quanto com adultos que desejam revisitar as lembranças da juventude. Os poemas abordam situações, sentimentos e memórias que muitos leitores certamente irão reconhecer em suas próprias histórias.
Na apresentação da obra na Amazon, Amanda destaca que a adolescência é um período de grandes transformações e emoções profundas. Em seus versos, ela retrata desde paixões impossíveis até os sentimentos guardados em segredo, transformando essas experiências em poesia sensível e acessível.
O lançamento também recebeu reconhecimento da editora Ases da Literatura, que avaliou positivamente o trabalho da autora. “Gostamos da maneira como o livro explora temas como os amores platônicos, os sentimentos intensos da adolescência e a descoberta da própria sensibilidade por meio de versos delicados e sinceros. A escrita revela maturidade emocional, autenticidade e uma conexão direta com o universo juvenil, tocando o leitor com simplicidade e profundidade. Sua obra tem grande potencial de sucesso e impacto no mercado editorial“.
O e-book possui 56 páginas, é indicado para leitores entre 11 e 17 anos, mas pode ser apreciado por pessoas de todas as idades que se identificam com as emoções e lembranças retratadas nos poemas. A obra está disponível na Amazon pelo valor de lançamento de R$ 10,00, podendo ser lida em dispositivos Kindle ou pelo aplicativo Kindle para celulares e tablets. Os interessados podem adquirir o livro pelo link: Versos de Desencanto – Amanda Mariano. Veja também a matéria anterior com o depoimento de Amanda.

O morador de Borrazópolis, Rondjon, está promovendo uma campanha solidária para arrecadar recursos que possam ajudar no tratamento de saúde que enfrenta atualmente. A iniciativa tem mobilizado familiares, amigos e pessoas da comunidade, que buscam auxiliá-lo neste momento delicado.
Segundo informações repassadas pela família, Rondjon foi submetido a uma cirurgia para tratar a Neuralgia do Trigêmeo em 2024. A expectativa era de que o procedimento resolvesse o problema, mas cerca de um ano e meio depois o nervo acabou se regenerando e as fortes dores retornaram.
Atualmente, uma nova cirurgia não é considerada a melhor alternativa, principalmente porque Rondjon é pai de um bebê pequeno e os médicos entendem que o procedimento deve ser adotado apenas como última opção. Diante disso, a família busca tratamentos alternativos para controlar a doença e melhorar sua qualidade de vida.
Além do tratamento específico para a Neuralgia do Trigêmeo, ele também necessita de acompanhamento para bruxismo e suporte psicológico, o que aumenta significativamente os custos. Como grande parte dos procedimentos é realizada de forma particular, familiares e amigos decidiram criar uma vaquinha virtual para ajudar a custear as despesas.
Até este sábado, dia 13 de junho, a campanha já havia arrecadado aproximadamente R$ 2.500, mas a meta estabelecida é de R$ 15 mil para auxiliar nas despesas com consultas, exames, tratamentos e acompanhamento especializado.
Quem desejar colaborar pode contribuir com qualquer valor por meio da vaquinha online. Link da vaquinha:
Ajude Rondjon no tratamento alternativo da Neuralgia do Trigêmeo

A Secretaria Municipal de Agricultura de Borrazópolis, a Comitiva Abas Largas e toda a equipe organizadora convidam a população de Borrazópolis e de toda a região para prestigiar a 1ª Feira Agropecuária Campo & Futuro, que acontece neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de junho, no Clube do Laço Abas Larga.
O evento foi preparado para valorizar o produtor rural, incentivar o empreendedorismo local e apresentar as potencialidades do agronegócio, reunindo tradição, inovação, tecnologia e conhecimento em uma programação diversificada para toda a família.
A abertura oficial acontece neste sábado, às 13 horas, com uma série de palestras técnicas voltadas aos produtores rurais. Entre os temas abordados estão horticultura, galinhas poedeiras, vacas leiteiras, cultivo da banana, cultivo do maracujá e manejo de abelhas. Também estão previstas visitas aos estandes da feira e à agroindústria familiar, além da transmissão ao vivo do jogo da Copa do Mundo entre Brasil e Marrocos.
No domingo, a programação continua a partir das 9h30 com novas palestras e apresentações sobre cultivo de morango, ranicultura, cafés especiais, criação de tilápias e outros temas ligados ao desenvolvimento do agronegócio e mais uma edição do Campeonato de Estilingue. Ao meio-dia e meia será servido o tradicional churrasco caipira, um dos momentos mais aguardados da programação.
A feira também contará com exposição de animais, vacas leiteiras, aves de postura, piscicultura, ranicultura, hortifruticultura, cafeicultura, cultura da banana, produção de morangos, Casa do Mel, gastronomia rural, exposição de máquinas e implementos agrícolas, além do Museu de Antiguidades Agrícolas.
Entre as atrações culturais, destaque para o show da dupla Théo & Thiago, marcado para a noite de sábado, prometendo animar o público presente.
A organização informa ainda que haverá ônibus saindo da Praça da República para transportar gratuitamente moradores e visitantes até o local do evento. Segundo os organizadores, a Feira Agropecuária Campo & Futuro nasce com o objetivo de aproximar o campo e a cidade, promovendo troca de conhecimento, fortalecimento da agricultura familiar e valorização das atividades que movimentam a economia local. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar deste grande encontro do agronegócio regional.

A Polícia Militar registrou, na tarde de sexta-feira, 12 de junho, dois furtos praticados por um mesmo grupo criminoso em estabelecimentos comerciais localizados na Avenida Curitiba, na região central de Apucarana. Segundo os boletins, os autores utilizaram a mesma estratégia para distrair funcionários e furtar produtos de alto valor.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 16h05 em uma loja da Natura. Conforme relato da responsável pelo estabelecimento e análise preliminar das imagens de monitoramento, um casal entrou na loja empurrando um carrinho de bebê que, posteriormente, foi constatado estar vazio. Dentro do estabelecimento, os dois passaram a simular uma situação de mal-estar, alegando que um deles estava passando mal, com o objetivo de atrair a atenção dos funcionários. Enquanto os colaboradores prestavam auxílio ao casal, uma terceira pessoa entrou na loja e furtou diversos frascos de perfumes expostos. Após a ação, os três suspeitos deixaram o local e fugiram em rumo ignorado. A vítima foi orientada a disponibilizar as imagens do sistema de monitoramento à Polícia Civil para auxiliar nas investigações.
Pouco tempo depois, às 16h30, a mesma equipe policial foi acionada para atender outro furto, desta vez em uma loja de eletrônicos localizada também na Avenida Curitiba, identificada como Loja Vitalício. Em contato com a gerente, os policiais foram informados de que três pessoas, duas mulheres e um homem, haviam furtado dois aparelhos iPhone da vitrine utilizando exatamente o mesmo modus operandi. Segundo o relato, um casal sentou-se no interior da loja para chamar a atenção dos funcionários, momento em que o homem simulou estar passando mal e pediu água. Enquanto os colaboradores prestavam atendimento, a terceira integrante do grupo aproveitou a distração para abrir a vitrine e furtar os celulares.
Toda a ação foi registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. Apesar das diligências realizadas pela Polícia Militar nas imediações, os suspeitos não foram localizados. Os casos serão investigados pela Polícia Civil, que utilizará as imagens de monitoramento para tentar identificar os autores.

A Polícia Militar foi acionada na tarde de sexta-feira, 12 de junho, após uma enfermeira de plantão da unidade de saúde de Marilândia do Sul informar que um homem havia dado entrada no local com ferimentos causados por arma branca.
A equipe se deslocou até o posto de saúde, localizado na Avenida Santiago Lopes José, na região central da cidade, onde fez contato com a vítima, um homem de 44 anos. Questionado sobre o ocorrido, ele relatou que estava em um bar no Bairro São José quando, entre aproximadamente 1h30 e 2h da madrugada, foi agredido por um indivíduo que não conhece.
Segundo o relato, o autor utilizou uma faca para provocar as lesões. A vítima informou ainda que vive em situação de rua, é natural do município de Campo Largo e que está há pouco tempo em Marilândia do Sul, não conhecendo moradores da região nem sabendo identificar o agressor.
Após a coleta das informações, a vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis. O boletim de ocorrência foi confeccionado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Marilândia do Sul, que ficará responsável pela investigação do caso.

A Polícia Militar registrou duas ocorrências de furto qualificado na quinta-feira, 12 de junho, nos municípios de Cambira e Marilândia do Sul. Em Cambira, por volta das 9h18, compareceu ao Destacamento da Polícia Militar o senhor L.A.L., de 60 anos, relatando que esteve na sede da Associação dos Cavaleiros de Cambira, localizada às margens da Rodovia Florindo Picolli, na área rural do município. Ao chegar ao local, constatou que uma das janelas havia sido arrombada. Após vistoriar o imóvel, verificou que foram furtadas duas panelas de alumínio e um ventilador. Questionado sobre a existência de câmeras de monitoramento, informou que não há sistema de vigilância instalado. Diante da situação, foi registrado o boletim de ocorrência e o responsável recebeu orientações sobre os procedimentos cabíveis.
Já em Marilândia do Sul, às 23h21, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de possível invasão de domicílio na Rua Japão, região central da cidade. No local, o morador, de 49 anos, relatou que havia saído de casa e, ao retornar, encontrou a janela frontal do quarto arrombada e os cômodos completamente revirados. Após verificar os pertences, constatou o furto de uma caixa de som, um cofre do tipo “porquinho” contendo dinheiro, um pacote de arroz, um litro de óleo de cozinha, dois pacotes de café e um aparelho celular da marca Nokia. Durante o atendimento, um vizinho relatou suspeitar de uma mulher conhecida na região e apontada como usuária de entorpecentes, que frequentemente recebe ajuda de moradores do bairro. Com base nas informações, a equipe policial realizou patrulhamento nas imediações na tentativa de localizar a suspeita, porém sem sucesso. O boletim de ocorrência foi confeccionado e a vítima recebeu as orientações necessárias.

A Polícia Militar de Arapongas registrou diversas ocorrências entre a manhã e a noite de sexta-feira, 12 de junho, envolvendo furtos e tráfico de drogas.
A primeira ocorrência foi registrada às 10h28, na Rua Gavião-Formiga, no Vale das Perobas. A vítima relatou que, ao chegar em sua residência, encontrou uma janela aberta com sinais de arrombamento e diversas pegadas pelo chão. Ao verificar o interior do imóvel, constatou que toda a fiação elétrica havia sido furtada. Além disso, a casa estava revirada e com sinais de invasão. A vítima recebeu orientações da equipe policial e o boletim de ocorrência foi confeccionado para investigação.
Já por volta das 12h40, uma equipe foi acionada para atender um furto de bicicleta na Rua Saura, no Jardim Santo Antônio. Segundo a vítima, a bicicleta foi deixada no quintal da residência por volta das 7 horas da manhã. Ao retornar algumas horas depois, percebeu que o portão estava aberto e que o veículo havia sido levado. Os policiais colheram informações que poderão auxiliar na identificação do autor e registraram a ocorrência.
No período da noite, às 19h32, uma ação da equipe ROTAM resultou na prisão de um suspeito por tráfico de drogas no bairro Aeroporto. Conforme o boletim, a ocorrência teve início após informações repassadas pelo Serviço Reservado (ALI) da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar sobre uma possível movimentação de tráfico na Rua Teu-Teu. Durante as diligências, os policiais abordaram um usuário, que confirmou ter adquirido entorpecentes no local monitorado pela Inteligência. Na sequência, um homem foi preso e 19 pedras de crack foram apreendidas. Os envolvidos e o material recolhido foram encaminhados à 22ª Subdivisão Policial (SDP) de Arapongas para os procedimentos cabíveis.

GRANDES RIOS – A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de violência doméstica na noite de sexta-feira, 12 de junho, na Avenida das Flores, região central de Grandes Rios. Segundo o boletim, a vítima relatou que foi insultada, ameaçada e agredida pelo ex-companheiro, que utilizou um cabo de vassoura para atingi-la, causando uma lesão em seu braço esquerdo. Durante a intervenção policial, o autor desobedeceu às ordens da equipe, precisou ser contido e ainda passou a ameaçar os próprios policiais. A mulher informou que as agressões praticadas pelo ex-companheiro são recorrentes. Após os procedimentos iniciais, vítima e agressor foram encaminhados ao hospital para atendimento médico e, posteriormente, levados à delegacia para as providências cabíveis.
ROSÁRIO DO IVAÍ – Na madrugada deste sábado, 13 de junho, por volta das 3h13, a Polícia Militar foi acionada para comparecer à Rua Cornélio Procópio, em Rosário do Ivaí, após informações de que um indivíduo estaria agressivo e supostamente armado com uma faca dentro de sua residência. No local, uma familiar relatou que o neto havia saído para a praça durante a noite e retornado por volta da 1h da manhã bastante alterado. Segundo a denúncia, ele afirmou ter se envolvido em uma briga com outro rapaz e demonstrava comportamento agressivo, sendo necessário que familiares e a própria mãe o contivessem. Durante a tentativa de contê-lo, o jovem sofreu um corte em uma das mãos e escoriações no rosto. Em conversa com os policiais, ele confirmou que havia se envolvido em vias de fato e afirmou que não deixaria a situação daquela forma. A equipe realizou as orientações necessárias, ofereceu atendimento médico e o encaminhou ao Hospital Municipal de Rosário do Ivaí. Após o atendimento, foi confeccionado o boletim de ocorrência para registro dos fatos.

Um furto qualificado foi registrado na noite de sexta-feira, 12 de junho de 2026, no Assentamento 8 de Abril, localizado entre os municípios de Godoy Moreira e Jardim Alegre.
Segundo a Polícia Militar, durante patrulhamento pela região, a equipe foi procurada por um morador que relatou ter saído de casa com a esposa durante a tarde. Ao retornar, encontrou a porta da residência arrombada e diversos cômodos revirados pelos criminosos.
De acordo com o relato da vítima, foram furtados uma televisão LG de 32 polegadas, um aparelho celular da marca Samsung e outro celular da marca Xiaomi.
Questionado pelos policiais, o morador informou que a residência não possui sistema de monitoramento por câmeras e que não percebeu a presença de pessoas suspeitas nas proximidades que pudessem auxiliar na identificação dos autores.
Após o registro da ocorrência, a equipe policial realizou diligências e buscas na região na tentativa de localizar os objetos furtados e possíveis suspeitos, porém, até o encerramento do boletim, nada havia sido recuperado.
A vítima recebeu as orientações necessárias e o caso deverá ser investigado. As buscas pelos autores e pelos objetos furtados continuam.

Por volta das 22h59 de sexta-feira, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de lesão corporal na Rua Santos Dumont, na Vila Nova. No local, a vítima relatou que estava em um bar conversando com um homem quando, após deixar o estabelecimento juntamente com uma amiga e seguir para a casa de outra conhecida nas proximidades, foi surpreendida por duas irmãs que, sem qualquer discussão prévia, passaram a agredi-la. Segundo o boletim, a mulher sofreu lesões aparentes, apresentando inchaço no braço esquerdo e na orelha esquerda. Ela afirmou ainda que, após as agressões, uma das autoras teria levado seu aparelho celular, onde estavam escondidos R$ 273 entre a capinha e o aparelho. As suspeitas fugiram do local tomando rumo ignorado. Ao ser questionada sobre a possível motivação, a vítima informou que o homem com quem conversava é ex-marido de uma das agressoras. A equipe realizou patrulhamento em toda a região na tentativa de localizar as envolvidas, porém sem sucesso. O boletim foi encaminhado à 53ª Delegacia Regional de Polícia de Faxinal para investigação.
Já na madrugada deste sábado, 13 de junho, por volta das 2h55, a Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência de ameaça na Rua São Paulo, região central de Faxinal. O solicitante relatou que seu cunhado chegou à residência pedindo emprestado um veículo para buscar uma motocicleta que estaria estacionada em frente a um bar. No entanto, ao entrar no automóvel, iniciou-se uma discussão que evoluiu para agressões físicas. Segundo o morador, ele conseguiu sair do veículo e se armou com uma faca para se defender. Durante o desentendimento, o cunhado teria quebrado algumas janelas da residência e ainda feito ameaças de morte contra ele. A irmã do autor, que também estava no local, pediu para que o irmão pegasse o veículo e deixasse a residência. A vítima foi orientada sobre o direito de representação criminal e informou que decidiria posteriormente sobre a formalização da denúncia, sendo cientificada do prazo legal de seis meses para fazê-lo. Após o registro da ocorrência, a equipe retornou ao patrulhamento de rotina.

Uma ação conjunta entre equipes da ROTAM e da Rádio Patrulha (RPA) de Faxinal resultou na prisão de um suspeito e na apreensão de drogas na noite de sexta-feira, 12 de junho de 2026.
Segundo o boletim, os policiais abordaram, na Rodovia PR-272, um veículo VW Gol na região de Faxinal e, durante a revista, encontraram uma porção de substância análoga à cocaína. Diante da situação, o condutor recebeu voz de prisão e informou aos policiais que havia adquirido o entorpecente em Mauá da Serra.
Com base nas informações repassadas, as equipes realizaram diligências e localizaram R$ 1.129 em dinheiro, distribuídos em diversas cédulas, valor que, segundo a apuração policial, seria utilizado para uma nova compra de drogas.
Na sequência, os policiais realizaram buscas na residência do suspeito, onde encontraram mais três embalagens contendo cocaína, 224 gramas de maconha, uma balança de precisão e diversos materiais utilizados para o fracionamento e acondicionamento de entorpecentes.
Diante da quantidade de drogas apreendidas, do dinheiro encontrado e dos objetos relacionados ao preparo e comercialização dos entorpecentes, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia, sendo tratada como caso de tráfico de drogas. O suspeito permaneceu à disposição da Justiça.