BORRAZÓPOLIS – Situação de emergência é reconhecida pela Defesa Civil após perdas com a seca

Na tarde desta terça-feira (10), a reportagem do Blog do Berimbau recebeu a informação de que o município de Borrazópolis teve o seu estado de emergência oficialmente reconhecido pelo Governo do Estado do Paraná e, em processos específicos, pelo Governo Federal. A medida é uma resposta direta aos severos eventos climáticos adversos que vêm castigando a área rural desde o ano passado, impactando fortemente a economia local.

A homologação abrange uma sequência de desastres naturais que comprometeram as safras. Os registros oficiais incluem uma forte estiagem no final de 2024, seguida por uma tempestade convectiva com queda de granizo que devastou áreas de plantio em novembro de 2025. Mais recentemente, em fevereiro de 2026, uma nova e severa seca voltou a atingir o município, situação que ainda cumpre trâmites para reconhecimento federal definitivo.

O cenário dramático enfrentado pelos produtores já vinha sendo acompanhado de perto. No mês passado, levantamentos apontavam que as perdas nas lavouras chegaram a atingir 60% da produtividade em diversas localidades, acumulando prejuízos decorrentes do replantio forçado e da falta de chuvas no período mais crítico de desenvolvimento das plantas. (Clique aqui para ver a reportagem anterior)

A aprovação do estado de calamidade exigiu um trabalho minucioso de documentação e comprovação dos danos. A atuação da Defesa Civil de Borrazópolis foi determinante nesse processo. Através do coordenador Célio Denilson dos Santos, o órgão realizou um levantamento ininterrupto de informações técnicas e fotográficas no campo. Esse empenho garantiu a montagem de um processo inconstestável para que as instâncias superiores validassem a gravidade da situação. Após o reconhecimento, o prefeito Adilson Lucchetti (Didi), publicou o decreto de “Situação de Emergência”.

Com a oficialização pelo Estado do Paraná e o referido decreto municipal, mesmo antes do reconhecimento do Governo Federal em relação a última seca, o que também deve ocorrer em breve, os produtores rurais prejudicados já passam a ter respaldo legal para buscar compensações financeiras oferecendo um alívio diante da frustração das safras, principalmente de soja, e do cenário de baixos preços no mercado.