
A Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, realiza neste domingo, dia 8 de fevereiro, a 7ª Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora de Lourdes. O evento religioso, que neste ano será realizado no período da tarde e início da noite, deve reunir mais de 20 mil fiéis de Apucarana e de diversas cidades da região.
Em entrevista à Rádio Nova Era FM e ao Blog do Berimbau, o padre Valdecir Ferreira, que é Cura da Catedral e reitor da Basílica, explicou que a mudança de horário ocorre por dois motivos principais: a reforma do Lagoão, local onde a romaria era realizada anteriormente, e o forte calor registrado nas edições passadas. Além disso, a romaria noturna segue a tradição do Santuário de Lourdes, na França, com procissão luminosa e uso de velas.
A programação terá início a partir das 17h, com concentração em frente à Paróquia Cristo Profeta. Às 18h, os fiéis seguem em procissão, com recitação do terço e rito de aspersão com água benta, até a Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes. No local, será celebrada missa campal presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos, seguida de procissão luminosa com a imagem da padroeira.
Segundo o padre Valdecir, a expectativa é de um público ainda maior neste ano, com a confirmação de mais de 70 ônibus vindos de municípios da região. Além disso, caravanas também devem chegar em veículos particulares, ônibus de linha e até a pé. A estrutura contará com cerca de 15 mil cadeiras, tendas de acolhida, distribuição de água, atendimento médico e apoio logístico.
Outro destaque da celebração será o coral, formado por aproximadamente 500 vozes, acompanhado por orquestra. Os cânticos seguem os mesmos arranjos utilizados nas celebrações do Santuário de Lourdes, fortalecendo o vínculo espiritual da Basílica de Apucarana com o santuário francês.
O padre Valdecir ressaltou que mais de duas mil pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente na organização do evento, que mobiliza paróquias, pastorais, voluntários e equipes de apoio. Ele reforçou o convite à população regional para participar da romaria, destacando o caráter de fé, devoção e união. “Através de Maria, chegamos a Jesus. Venham viver esse momento especial conosco”, afirmou.
A romaria integra a programação em honra a Nossa Senhora de Lourdes e reforça a importância da Catedral Basílica de Apucarana, que é a terceira basílica do Paraná, ligada diretamente à Santa Sé.
























































































































































































































