IVAIPORÃ – Falecimento do senhor Antônio Francisco de Goes,

Ivaiporã perdeu na sexta-feira, 30 de janeiro, um dos seus mais respeitados profissionais da educação. Faleceu às 10h16 o professor Antônio Francisco de Goes, carinhosamente conhecido como professor Tonhão, figura marcante na formação de gerações de estudantes e atletas do município. O velório acontece na Capela Aliança e o sepultamento no sábado, às 10h.

Professor Tonhão lecionou em importantes instituições de ensino de Ivaiporã, como o Colégio Bento Mossurunga (Unidade Polo), o antigo Colégio Canadá e o Colégio Estadual Raul Rodrigues Gomes, entre outros. Durante as décadas de 1980 e 1990, milhares de alunos passaram por suas aulas, sempre lembradas pela disciplina, incentivo e dedicação.

Na área esportiva, especialmente no voleibol, deixou um legado ainda mais forte. Grande parte dos atletas que representaram Ivaiporã nos Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVIs) foi formada por ele. Observador atento, acreditava no potencial de cada aluno. Aqueles que não alcançavam de imediato as equipes principais eram incentivados a treinar ainda mais, muitas vezes no paredão do colégio Raul, em treinos em dupla, focados nos fundamentos do voleibol.

Ficaram na memória os tradicionais exercícios, como os polichinelos, as corridas em volta do colégio e o famoso cooper, sempre com o professor à frente do portão, anotando cada volta dos alunos. Exigente, mas justo, Tonhão acreditava que esforço e disciplina eram caminhos para o crescimento pessoal e esportivo.

Naquela época, integrou um seleto grupo de professores de Educação Física da cidade, ao lado de nomes como Kamu, Carmen da Kombi, professora Kazuko, entre outros, que ajudaram a construir a história do esporte escolar em Ivaiporã.

Também era lembrado pelas brincadeiras sadias e pelo bom humor, chamando os mais próximos por apelidos carinhosos, fazendo a bola de vôlei girar na ponta do dedo e realizando pequenos malabarismos, sempre arrancando risos e admiração dos alunos. Fez parte da vida de muita gente.

Muitos moradores relataram que encontraram o professor Tonhão pela cidade ainda nesta semana, sem imaginar que seria a última vez. Sua ausência deixa saudade, mas seu exemplo permanece vivo na memória de todos que conviveram com ele.

Antônio Francisco de Goes deixa a esposa Ana, que trabalha na Apae, os filhos Leandro e Renata, e os netos Caio e Ana Júlia.