
Um morador da zona rural de Ortigueira procurou o Destacamento da Polícia Militar de Rosário do Ivaí na tarde de sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, para registrar um boletim de ocorrência por estelionato.
Segundo o relato, ele estava em sua residência quando recebeu uma mensagem pelo aplicativo Messenger, supostamente enviada por uma amiga. Na conversa, a pessoa informava que precisava de três contatos para realizar uma verificação relacionada a uma compra na plataforma OLX.
Acreditando se tratar de uma situação verdadeira, o morador repassou seu número de telefone. Pouco depois, recebeu contato via WhatsApp, onde foi realizada uma chamada de vídeo. Durante a conversa, os golpistas informaram que fariam uma transferência bancária para a conta dele, solicitando que o valor fosse posteriormente repassado à suposta amiga, referente a um anúncio fictício.
Em determinado momento, a vítima percebeu que poderia se tratar de um golpe e tentou entrar em contato diretamente com a amiga pelo WhatsApp. Foi então que notou ter perdido o acesso à própria conta. Logo depois, pessoas conhecidas passaram a informar que estavam recebendo mensagens, a partir do número dele, com pedidos de dinheiro.
Como medida de precaução, o morador informou que alterou as senhas de suas contas bancárias e também da conta Google. No destacamento, ele foi orientado sobre os procedimentos cabíveis, já que houve tentativa de golpe e invasão de conta no aplicativo de mensagens.
A Polícia reforça o alerta para que moradores redobrem a atenção com pedidos envolvendo transferências, verificação de contas ou repasse de valores, mesmo quando as mensagens aparentam ser de pessoas conhecidas.























































































































































































































