REENCONTRO – A família Moraes de Curitiba vem a Borrazópolis visitar a família Cerqueira

Neste final de semana, a família Moraes fez uma visita especial a família Cerqueira e a cidade de Borrazópolis. Os Moraes são descendentes do senhor Júlio Baino e da dona Bina, já falecidos, mas sempre lembrados por serem pioneiros do Bairro Santa Terezinha, aqui de Borrazópolis.

No sábado, às 6h da manhã, chegaram na Pousada Vaca Branca, onde se hospedaram, sendo recepcionados com um delicioso café da manhã, preparado pelo proprietário, Gerson (Negão). Em seguida, seguiram para uma visita à fábrica de doces Rural Caseiro, onde tiveram a oportunidade de conhecer o proprietário e fundador, senhor Adenil Martins de Mello, que contou com emoção toda a história de persistência de sua família.

Passaram também pela cachaçaria da família do “Duvinha”, onde puderam degustar os deliciosos produtos ali produzidos. Na sequência, foram recebidos com um banquete preparado com muito carinho pela família do casal, Percida Mendonça e José Teixeira, carinhosamente chamado de “Zé Louco”, muito conhecido na região dos bairros Aviação e Patinho. O encontro reforçou um laço de mais de 70 anos entre as famílias Mendonça/Teixeira e Moraes/Cerqueira.

Em seguida, foram ao campo do antigo time Alvorada, onde foram surpreendidos pelo senhor Joel Lousada, morador da Fazenda Serra Alta, em Grandes Rios, mas que foi vizinho das famílias Moraes e Cerqueira na Bahia. Com grande emoção, ele relembrou momentos da infância ao lado dessas famílias e agradeceu a Deus a oportunidade de, 70 anos depois, reencontrar amigos e seus descendentes. No local, foram realizados dois jogos de confraternização entre as famílias. Depois, um grande almoço foi servido no barracão do saudoso Senhorinho, com a presença da anfitriã Dona Roquelina, que mesmo idosa faz questão de receber os sobrinhos, e reforçar a importância desse espírito de fraternidade.

Registramos também o orgulho da presença do prefeito Adilson Lucchetti, o “Didi” e dos vereadores Dominado e Ney Rodrigues, convidados pelo vereador Rosi Cerqueira, que destacou o quanto a cidade valoriza essa iniciativa.

Ainda na tarde de sábado, a família seguiu em visita às suas origens, passando pelo Bairro Santa Terezinha, no sítio próximo à igreja, onde seus pais, Júlio Baino e dona Bina, viveram parte de suas vidas, local onde nasceu a maioria dos filhos e onde mantinham um pequeno comércio (venda).

No domingo pela manhã, visitaram a Casa da Memória, onde puderam matar a saudade e transmitir às novas gerações, parte importante da história de nossa cidade natal.

Vale ressaltar que as famílias Moraes e Cerqueira possuem uma história de séculos. Desde a saída da Bahia até a chegada em Borrazópolis, são cerca de 20 casais entrelaçados por essas duas raízes. A família Moraes agradece mais uma vez à família Cerqueira e já aguarda ansiosa uma nova oportunidade de reencontro.