Apucarana, Rosário e Marialva são cidades que vão integrar a Rota da Uva & Vinho do Paraná

O Governo do Paraná lançou oficialmente nesta terça-feira (24), em cerimônia no Memorial de Curitiba, a Rota Uva & Vinho Paraná. A iniciativa do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), coordenada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), pretende organizar e fortalecer a vitivinicultura no turismo rural e na economia regional. O roteiro reúne propriedades, vinhedos e vinícolas em um mapa digital com sinalização temática e informações históricas e regionais voltadas ao visitante.

Com cerca de 60 propriedades listadas em 30 municípios, a rota abrange desde a Região Metropolitana de Curitiba até o Oeste e o Sudoeste do Estado. Os inscritos, que receberam seus certificados nesta terça-feira, passaram por uma validação técnica conduzida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) – etapa que visa garantir padrões de estrutura, segurança e atendimento ao público.

Os municípios participantes do projeto nesse primeiro momento são são Apucarana, Araucária, Bituruna, Boa Ventura de São Roque, Campo Largo, Chopinzinho, Colombo, Cruz Machado, Curitiba, Francisco Beltrão, Guamiranga, Guarapuava, Inácio Martins, Itapejara D’Oeste, Lapa, Marialva, Mariópolis, Mato Rico, Morretes, Piên, Pinhão, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Reserva do Iguaçu, Rio Negro, Rosário do Ivaí, Santa Tereza do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais e União da Vitória. Novos interessados em entrar no programa devem procurar os escritórios regionais do IDR-PR.

Para o governador em exercício Darci Piana, a medida não se restringe apenas aos vitivinicultores, mas impulsiona diversos setores. “A Rota Uva & Vinho Paraná traz muita coisa junto para a economia do Paraná: serviços, hotelaria, gastronomia”, afirmou, destacando o salto que o segmento conseguiu nos últimos anos no Estado. “Em 2019, tínhamos meia dúzia de municípios que produziam uva. Hoje são 154. Isso significa que vamos ter agregar a força do turismo a esse movimento”. Veja a matéria completa na Agência do Governo –AEN