Simulação com 33 vítimas mobiliza helicóptero, 15 ambulâncias e mais de 500 profissionais em Mauá da Serra

Mauá da Serra se tornou, nesta quinta-feira (27 de novembro), o centro de um dos maiores treinamentos de resposta a emergências do Norte do Paraná. A III Capacitação Regional para Gerenciamento de Incidentes com Múltiplas Vítimas reuniu cerca de 500 profissionais de saúde, segurança pública e defesa civil para uma imersão teórica e prática em situações de grande complexidade. imprensa_merged

Realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 16ª Regional de Apucarana, a capacitação teve foco em ocorrências envolvendo cargas perigosas, com riscos tóxicos, inflamáveis e possibilidade de contaminação ambiental. O treinamento, que integra protocolos de resposta e simulações realísticas, trouxe ao município um cenário semelhante a acidentes de grandes proporções, como os registrados em rodovias movimentadas.

O ponto alto do evento foi a simulação prática feita em uma via próxima ao km 288 da BR-376. O cenário reproduziu um grave acidente envolvendo múltiplas vítimas e diferentes veículos. Para dar realismo à operação, foram utilizados um helicóptero, 15 ambulâncias, um ônibus, três caminhões, sete veículos de apoio e um automóvel. Ao todo, 33 vítimas foram simuladas, exigindo atuação integrada das equipes.

“O objetivo é o fortalecimento operacional e a integração entre os serviços que atuam na linha de frente das emergências de grande impacto, como Samu, Siate, Vigilância em Saúde, Corpo de Bombeiros, PRF e outros órgãos da rede de proteção à vida”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O diretor-geral da Sesa, César Neves, reforçou que a constante atualização das equipes é essencial. “Além da união de forças, as técnicas precisam ser aprimoradas. O objetivo é mitigar danos e salvar vidas em situações de emergência e catástrofes. Precisamos estar prontos caso haja um incidente em grande escala”, afirmou.

A cirurgiã-dentista Vívian Carvalho, que participou como vítima na encenação, avaliou a experiência como marcante. “Foi muito impactante. Já passei por situações em que fui a primeira pessoa a chegar em um acidente grave. Esse tipo de treinamento mostra a importância da capacitação profissional. É uma alegria ver Mauá da Serra recebendo uma ação tão importante”, disse.

Além das simulações, a programação incluiu palestras, orientações sobre fluxos de regulação, métodos de triagem e inovações aplicadas às urgências.

O evento integra as ações estaduais para fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde e das forças de segurança, garantindo mais eficiência e prevenção em situações de grande impacto.