
Uma ação integrada entre forças de segurança resultou na prisão de um dos principais líderes em atividade da organização criminosa conhecida como “Tropa do Tubarão”. A captura ocorreu na terça-feira, dia 17 de março, no município de Itapevi, na Grande São Paulo.
A operação foi realizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), com base em informações repassadas pela Polícia Civil do Paraná, por meio da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana. O trabalho conjunto foi fundamental para localizar e prender o suspeito, que estava foragido da Justiça desde agosto de 2024.
Segundo as investigações, o homem possui extensa ficha criminal e era alvo de dois mandados de prisão preventiva pelos crimes de organização criminosa armada, lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas. Ele vinha sendo monitorado pelas autoridades e foi localizado após troca de informações entre os estados.
As apurações indicam que, após a Operação Baby Shark ter desarticulado a estrutura da organização, o suspeito passou a atuar na tentativa de reorganizar o grupo criminoso e retomar o controle do tráfico de drogas na região. As investigações que resultaram na Operação Commensalis, deflagrada em dezembro de 2025, apontaram que ele assumiu papel de liderança, buscando substituir integrantes que atualmente estão presos em unidades federais de segurança máxima.
De acordo com as autoridades, a prisão representa um importante golpe contra a reestruturação da organização criminosa e reforça a importância da cooperação entre as forças de segurança de diferentes estados. O trabalho de inteligência segue sendo essencial para impedir que investigados utilizem outras regiões como esconderijo para fugir da Justiça.




























































































































































































































