Ganhando o Mundo 2026: Governo do Estado envia mais 30 estudantes para a Irlanda

Mais 30 estudantes da rede estadual do Paraná deram início nesta terça-feira (6) a uma nova jornada fora do País durante seis meses. O grupo embarcou para a Irlanda para participar do Ganhando o Mundo, onde cursará o primeiro semestre letivo de 2026 em instituições de ensino estrangeiras.

O embarque dá continuidade à saída do grupo de 149 estudantes, iniciada no último domingo (04), e de outros 30 na segunda-feira (5), diretamente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação integra a maior edição do programa, que ao longo de 2026 levará cerca de 2 mil estudantes da rede pública estadual para experiências de intercâmbio internacional.

Além da Irlanda, o programa contempla destinos como Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá, consolidando uma edição histórica da iniciativa.

“É mais uma temporada de embarques do Ganhando o Mundo, carregada de significado. Este intercâmbio representa muito mais do que uma viagem: é uma experiência que transforma trajetórias, amplia horizontes e permite que nossos estudantes vivenciem novas culturas, desenvolvam autonomia e retornem ao Paraná ainda mais preparados para os desafios do futuro”, disse o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

DEDICAÇÃO RECONHECIDA – Filha única, a estudante Manuella Garcia de Souza (15) não conteve a emoção no embarque. Moradora do município de Guaratuba, no Litoral, ela estava acompanhada da mãe, Andréia de Fátima Garcia de Souza, de 48 anos. Para ela, conquistar a oportunidade de estudar por um semestre fora do País coroou uma trajetória marcada pelo empenho nos estudos e pela perseverança.

“Para quem deseja viver este sonho, digo que sempre se esforce, porque tudo é possível quando você tenta. Se você tem um objetivo, corra atrás dele e você conseguirá tudo. Você consegue alcançar caminhos inimagináveis. Para mim, o Ganhando o Mundo era um sonho, um sonho real. Era uma coisa que eu nunca ia alcançar, mas eu me dediquei tanto que hoje eu posso tornar isso realidade”, disse.

Entusiasmada, a jovem vê na saudade da família um dos prováveis desafios que vai enfrentar nos próximos meses. “Vai doer muito todos os dias”, disse. “Mas eu acho que uma forma de superar isso é saber que é pelo meu bem, que tudo isso está acontecendo por causa deles, que tudo isso foi possível por causa deles e eu vou conseguir superar essa saudade. Sabendo que isso vai me ajudar no futuro, isso vai me dar um futuro próspero”.

Para Emanuele Dama da Silva (15), aluna da rede estadual no município de Bela Vista do Paraíso, a experiência antecede uma data muito especial. Prestes a completar 16 anos, no dia 13 de janeiro, este será o primeiro aniversário que ela passará longe de casa. Mesmo assim, a jovem contou com a dedicação da família para “antecipar” a festa. A celebração, no fim, foi dupla: tanto pelo aniversário quanto pelo embarque do intercâmbio.

Com grande expectativa, a jovem anseia pela vivência no país europeu. “Quero aprender o máximo possível quando eu estiver lá. Não só falar melhor a língua, não só matérias da escola, mas também os costumes deles dentro de casa. Como fazer uma comida típica de lá, como manter meu espaço organizado sozinha, sem o suporte dos meus pais”, afirmou.