




A 3ª Festa do Sagrado Coração de Jesus foi realizada com grande sucesso neste domingo, dia 16 de agosto, na comunidade do Bairro Patinhos, em Borrazópolis. Promovido pela Diaconia do Sagrado Coração de Jesus, o evento aconteceu na tradicional “Igrejinha Azul” e reuniu um grande número de fiéis, famílias e visitantes. Nossa reportagem acompanhou a programação e constatou a presença de pessoas de Borrazópolis e de várias cidades da região, em um domingo marcado pela fé, confraternização e reencontro de antigos moradores da comunidade.
Entre os visitantes estava o prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, que destacou a importância das festas realizadas pelas comunidades. “Essas festas são muito boas, eu faço questão de vir participar. Em Kaloré também temos nossas comunidades e todos estão de parabéns”, afirmou. Autoridades locais também prestigiaram a programação, mas o grande destaque foi a participação popular. Além de Kaloré, segundo os organizadores, estiveram presentes visitantes de cidades como Marumbi, Jandaia do Sul, Cruzmaltina, Novo Itacolomi e outras localidades. Uma mulher que atualmente reside em Campinas e viveu no Bairro Patinhos durante a infância também retornou para participar da festa e recordar os tempos em que morava na comunidade.
Glauco Michelin, um dos apoiadores e organizadores do evento junto com a equipe da Diaconia, agradeceu a presença de todos e lembrou que a Igrejinha Azul possui mais de 60 anos de história. Segundo ele, o objetivo é justamente resgatar a tradição das festas nas comunidades rurais. “A gente quer agradecer do fundo do coração todos que vieram participar, porque são essas pessoas que fazem a memória das igrejas rurais ficar viva”, declarou. O público foi tão expressivo que, em determinados momentos, chegaram a faltar mesas e cadeiras, situação que foi resolvida pela organização com a compreensão dos participantes. Para Glauco, a presença acima do esperado demonstrou o carinho que a população mantém pela comunidade.
A programação começou pela manhã com a parte religiosa e, na sequência, aconteceu o tradicional almoço com churrasco e acompanhamentos, além das demais atrações preparadas pela organização. Glauco também ressaltou que a Igrejinha Azul está novamente ativa e recebe celebrações todos os domingos, às 9 horas da manhã. Ele destacou ainda o trabalho do padre Paulo no incentivo à retomada das diaconias da zona rural. Para os integrantes da comunidade, esse movimento permite que muitas pessoas que hoje vivem na cidade possam retornar às suas origens e reviver experiências da infância e juventude nas antigas comunidades rurais.
Ao final, Glauco agradeceu a todos que colaboraram, aos voluntários, apoiadores e às pessoas que prestigiaram a festa, fazendo uma menção especial ao senhor Marciano, que também atua como ministro na igreja. O sentimento entre os organizadores foi de gratidão pelo resultado alcançado. A grande participação confirmou a força da tradicional festa do Bairro Patinhos e mostrou que a Igrejinha Azul continua sendo um importante ponto de encontro, fé e memória para muitas famílias de Borrazópolis e de toda a região.



































































































































































































































