BERIMBALADAS
Moradores da Comunidade do Lajeado Seco e de localidades vizinhas, como Vista Alegre, na zona rural de Ortigueira, procuraram o Blog do Berimbau para relatar uma série de problemas que, segundo eles, estariam relacionados ao intenso tráfego de caminhões da Klabin, empresa que mantém forte atuação florestal na região.
De acordo com os relatos, a principal reclamação diz respeito às condições das estradas rurais. Os moradores afirmam que as vias são estreitas e que o grande fluxo de caminhões dificulta a passagem de veículos menores, obrigando muitos condutores a parar para aguardar a passagem das carretas por várias vezes em uma pequeno trajeto. Também há queixas de que o peso dos veículos estaria danificando trechos das estradas.
Os moradores disseram que a prefeitura de Ortigueira realizou recentemente serviços de manutenção nas estradas, mas, em poucos dias, o intenso tráfego de caminhões voltou a comprometer as condições das vias.
Outro problema apontado é a grande quantidade de poeira. Conforme os relatos e vídeos, caminhões-pipa realizam a umidificação das estradas durante o dia, porém a medida seria insuficiente, principalmente no período da noite e nas primeiras horas da manhã. Os moradores afirmam que as residências amanhecem cobertas de poeira, obrigando muitas famílias a manter portas e janelas fechadas durante boa parte do dia. Trafegar de moto é outro problema por conta da sugeira e o perigo de acidentes.
Ainda segundo a comunidade, representantes da Klabin já participaram de reuniões com os moradores e teriam se comprometido a estudar medidas como o alargamento de alguns trechos das estradas e melhorias na infraestrutura viária. No entanto, conforme os reclamantes, as promessas são feitas há cinco anos e ainda não foram concretizadas. A ideia é realizar um manifesto, com interdição de vias, com a presença da nossa reportagem. Após a publicação, moradores de outros bairros informaram que o problema não é apenas no Lajeado Seco, mas em toda extensão da estrada, até chegar em Ortigueira.
A comunidade pede que a Klabin reavalie a situação e adote medidas para minimizar os transtornos provocados pelo intenso tráfego de caminhões, garantindo mais segurança aos usuários das estradas e melhor qualidade de vida às famílias que residem na região.
Antes da publicação da reportagem, o Blog do Berimbau entrou em contato com um representante da empresa que atua na região, solicitando um posicionamento oficial. No entanto, somente após a divulgação da matéria foi encaminhada uma resposta do setor de Comunicação da Klabin, informando: “Estamos verificando internamente o contexto da região e retornaremos assim que possível”.






































































































































































































































