Instituto de meteorologia faz previsão de tempestades em cidades do Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestades em 313 cidades do Paraná nesta sexta-feira, 16 de janeiro. O aviso é válido até as 23h59 e atinge regiões como o Litoral, a Região Metropolitana de Curitiba, o Norte, Noroeste, Sudeste e os Campos Gerais.

De acordo com o Inmet, a previsão indica chuva intensa, com volumes que podem chegar a 50 milímetros em 24 horas. Também há possibilidade de ventos fortes, com rajadas de até 60 km/h, além de queda de granizo em pontos isolados do estado.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apesar do alerta de tempestade, a sexta-feira deve ter períodos de sol entre nuvens, acompanhados de sensação de calor abafado em praticamente todas as regiões.

No sábado, 17 de janeiro, o dia começa com temperaturas elevadas, mas há previsão de temporais isolados, principalmente nas regiões Oeste e Noroeste, entre a tarde e a noite. A possibilidade de granizo também não está descartada.

Já no domingo, 18 de janeiro, a instabilidade aumenta e todas as regiões do Paraná podem registrar chuva, com temperaturas mais amenas ao longo do dia. O Simepar destaca ainda que uma frente fria avança pelo oceano entre domingo e segunda-feira, mantendo o tempo instável. As regiões Oeste e Sul devem sentir a queda de temperatura antes das demais áreas do estado.